domingo, 18 de maio de 2014

Melhor Guarda-Redes em Portugal (2013/2014)



Pela 5ª época consecutiva, o blogue Treino de Guarda-Redes conduziu uma sondagem entre os seus leitores para eleger o melhor guarda-redes a jogar em Portugal.

Como habitualmente, colocámos nas opções os guarda-redes titulares das equipas da Liga Zon Sagres (os que vinham sendo titulares na 1ª volta, à excepção de Hugo Ventura que se transferiu no mercado de inverno mas acabou por não ser habitual titular) e reservamos também uma opção para 'outro' guarda-redes que não estivesse listado.

Rui Patrício consegue pela primeira vez ser considerado pelos leitores do blogue como o melhor guarda-redes a jogar em Portugal, após ter estado nas últimas 4 épocas no pódio. Helton ficou em 2º e pela primeira vez, entra no pódio um guarda-redes que não tenha sido listado, incluindo-se nomes como Jan Oblak (Benfica) que terminou como titular a disputar todas as competições, Ederson (Rio Ave) que fez a 2ª volta como titular numa equipa que chegou às finais da Taça da Liga e da Taça de Portugal e qualquer outro guarda-redes considerado noutras competições.

De um total de 236 votos, estes foram os resultados:

Rui Patrício (Sporting Clube de Portugal) - 36% - 87 votos
Helton (Futebol Clube do Porto) - 19% - 45 votos
Outro - 17% - 42 votos
Ricardo (Associação Académica de Coimbra - O.A.F.) - 5% - 12 votos
Vagner (Grupo Desportivo Estoril Praia) - 4% - 10 votos
Artur Moraes (Sport Lisboa e Benfica) - 3% - 8 votos
Douglas (Vitória Sport Clube) - 2% - 7 votos
Adriano Facchini (Gil Vicente Futebol Clube) - 2% - 7 votos
Matt Jones (Clube de Futebol "Os Belenenses") - 2% - 5 votos
10º Eduardo (Sporting Clube de Braga) - 1% - 4 votos
11º José Sá (Club Sport Marítimo) - 1% - 3 votos
12º Vid Belec (Sporting Clube Olhanense) - 0% - 2 votos
13º Eduardo Gottardi (Clube Desportivo Nacional) - 0% - 1 voto
13º Hugo Ventura (Rio Ave Futebol Clube) - 0% - 1 voto
13º Cássio (Futebol Clube de Arouca) - 0% - 1 voto
13º Matías Degra (Futebol Clube Paços de Ferreira) - 0% - 1 voto
17º Pawel Kieszek (Vitória Futebol Clube) - 0% - 0 votos

Foto: http://www.publico.pt/desporto/noticia/com-jesualdo-o-sporting-so-vence-e-nao-sofre-golos-1581270

sábado, 3 de maio de 2014

Controlo de Bola com os Pés com Andreas Köpke





Neste vídeo podemos ver alguns exercícios simples de trabalho de pés, ao nível do controlo / domínio de bola e de passe curto. Apesar de este vídeo ter sido feito para efeitos demonstrativos, acho importante considerar a utilização de um guarda-redes para fazer o trabalho que no vídeo é feito pelo Andreas Köpke pois servirá para o guarda-redes que está de fora não fique parado e também vai trabalhando o jogo de mãos e alguma mobilização, principalmente quando a qualidade do guarda-redes que está a executar o exercício não é a melhor pois irá fazer com que o que está a servir a bola tenha de fazer algum esforço para conseguir segurar a bola. Desta forma transformamos uma situação que não é a ideal (falta de qualidade com pés do guarda-redes) para trabalhar o outro guarda-redes num regime de imprevisibilidade.

Através de exercícios tão simples como são os do vídeo, podemos criar vários outros onde se trabalhem outras componentes técnicas. Seguindo o princípio que escrevi para dar utilidade à imprevisibilidade acima descrita, caso os guarda-redes já tenham uma boa qualidade com os pés podemos por exemplo juntar isso a um aquecimento com quedas laterais, com o passe a ter de ser feito para o lado para o guarda-redes que está a servir tenha de defender a bola. Desta forma rentabilizamos o tempo e trabalhamos dois aspectos de uma só vez. Como este exemplo, há vários outros que dependem apenas da criatividade do treinador.

Andreas Köpke foi um dos grandes guarda-redes alemães, tendo terminado a sua carreira em 2001. Teve várias presenças pela selecção alemã (algumas em fases finais) e foi considerado o melhor guarda-redes pela FIFA em 1996. Actualmente é o treinador de guarda-redes de Selecção Alemã, onde trabalha desde 2004.