terça-feira, 31 de dezembro de 2013

Orgulho em ser Treinador de Guarda-Redes


2013 está a chegar ao fim, a época ainda vai a meio e após estes meses de trabalho é assim que me sinto...

Sinto-me pequeno ao ver-vos treinar no duro. 
Sinto-me pequeno, mas consciente da dificuldade do vosso trabalho nos treinos e nos jogos. 
Sinto-me pequeno ao ver-vos cair as vezes que forem necessárias no sintético gasto e duro. 
Sinto-me pequeno ao ver-vos com hematomas, queimaduras, feridas abertas a sangrar, cotovelos e joelhos esfolados, dedos e pulsos ligados e com cara de esforço dizerem que "não é nada", "vamos continuar mister". 
Sinto-me pequeno ao ver-vos desiludidos por não terem conseguido defender correctamente um ou outro remate nos treinos com a equipa. 

Sinto-me GRANDE ao ver-vos brilhar nos jogos. 
Sinto-me GRANDE ao ver-vos aplicar nos jogos o que fazem nos treinos.
Sinto-me GRANDE ao ver-vos com um sorriso na cara quando o vosso dever foi cumprido.

Sou pequeno durante a semana, mas a cada Domingo sou grande.

É esta a lição que me ensinam durante a temporada, COM HUMILDADE IREMOS CRESCER. E é assim que dá gosto crescer, fazendo o nosso trabalho sem passar por cima de ninguém.

              Sporting Clube de Linda-a-Velha

segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Feliz Natal

DESEJAMOS A TODOS OS NOSSOS SEGUIDORES, 
UM FELIZ NATAL E UM EXCELENTE 2014.

segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Defesa de Remates (Pescara) com Massimo Marini




Este vídeo tem vários pontos de interesse, desde o uso do Winshot (conhecido em Itália como sparapalloni) até ao uso dos bonecos para fazer oposição à ação do guarda-redes. 

O primeiro ponto de discussão tem a ver com a máquina Winshot. Aquilo parece-me ser bastante precisa na precisão com que atira a bola o que pode trazer vantagens e desvantagens no treino. Se estivermos a fazer um treino mais físico, obrigando o guarda-redes a ter deslocamentos de grande amplitude, parece-me um aparelho bastante válido uma vez que potencia todas as repetições do exercício, obrigando sempre o guarda-redes a testar os seus limites. Mas isso trás uma limitação no que diz respeito aos treinos que tenham uma maior componente de tomada de decisão porque com a bola a definir sempre a mesma trajetória, o guarda-redes não precisa de se preocupar com a decisão pois todas as repetições acabam por ser mecanizadas. Mas uma vez que nunca usei o aparelho (nem nunca vi usar ao vivo), não sei até que ponto a sua trajetória é assim tão precisa quanto isso.

Quanto aos bonecos de oposição (usados nos primeiros exercícios do vídeo), parecem-me muito interessantes e úteis para treinar a coragem do guarda-redes. A oposição é sempre uma constante em quase todas as ações dos guarda-redes durante o jogo e defender um remate sem ninguém por perto ou com um jogador (seja defesa ou adversário) é completamente diferente. Como tal, ter isso em conta nos treinos é muito vantajoso para os guarda-redes.

Massimo Marini é um antigo treinador de guarda-redes do Pescara e do Hellas Verona. Podem consultar vários vídeos dele no youtube, grande parte deles com o uso do aparelho Winshot.


segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Cruzamentos e bolas altas (Suphanburi, Tailândia) com Valdir Bardi


Podemos observar neste vídeo exercícios (e variantes) para o trabalho técnico e táctico do guarda-redes em bolas altas e cruzamentos. O treinador incide em exercícios que promovam o deslocamento para a bola e depois o salto para a agarrar, variando a zona de onde a bola é lançada/cruzada.


Valdir Bardi Preparador de Goleiros 
Valdir Bardi, foi guarda-redes durante 10 anos, 4 dos quais como profissional. Foi treinador de guarda-redes na Coreia do Sul durante 4 anos na Eonnam High School escalão sub-18. Actualmente é treinador na Tailândia na equipa Suphanburi.

segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Trabalho de Pés e Equilíbrio (Selecção Francesa) com Franck Raviot





Os exercícios expostos são exercícios comuns, principalmente de aquecimento, mas o facto de serem guarda-redes profissionais, permite-nos ver pormenores que muitas vezes deixamos passar em claro no treino dos nossos guarda-redes, tais como o trabalho de pés e o constante enquadramento que os guarda-redes mantêm com a bola.

Se olharem com atenção, é impressionante a velocidade com que os guarda-redes se movimentam na baliza durante os exercícios (ver os pés) e a velocidade com que recuperam de uma acção para se colocarem logo na posição base para defender uma nova bola. É portanto de vital importância insistir com a rapidez com que os guarda-redes recuperam das suas acções (exercícios com mais de um remate, ressaltos, recargas, etc.) e também a qualidade com que essas recuperações são feitas, uma vez que o guarda-redes deve sempre estar de frente para o jogo (nunca virar as costas para o campo) para optimizar a velocidade de reacção.

Mais do que usar como exemplo estes exercícios, vale a pena ver o vídeo para fazer uma análise (subjectiva que seja) biomecânica das acções dos guarda-redes pois não se encontram exemplos muito melhores que estes.
 
Franck Raviot teve uma carreira como guarda-redes com mais de 15 anos, tendo como clube de referência na sua carreira o Lens. Como treinador de guarda-redes, chegou à selecção francesa em 2010, onde permanece actualmente.