segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Exercícios de Resistência (Island Keeper Clinic)


Encontrei este vídeo por acaso. Do que observei, só me ocorre que o objectivo dos exercícios seja a Resistência. 

Nunca tinha visto treinos neste tipo de piso, nem sei quais os seus benefícios. 

Em relação à componente técnica do treino, esta parece-me não ser primordial no vídeo. Muitas das bolas rematadas eram apenas tocadas/desviadas, sendo que muitas delas dariam para agarrar. 

Se efectivamente o treinador queria treinar apenas o toque/desvio da bola, o que escrevi anteriormente deixará de ter sentido. 
Creio que os guarda-redes tocavam/desviavam a bola, pois o gesto técnico é mais simples e rápido, o que possibilita que se levantem mais rapidamente para defender a 2ª e/ou 3ª bolas.

Aguardo a vossa opinião.


Resumo do Advanced Goalkeeper Residential na Ilha Deman, promovido pela islandkeeperclinic.com. Fundada no Canadá em 1993 por Shel Brodsgaard, guarda-redes profissional com experiência internacional, já tendo terminado a sua carreira. Trabalhou como treinador de guarda-redes na Associação Canadiana de Futebol de 2000 a 2006. Obteve também excelentes resultados na selecção nacional feminina sub-19; 2º lugar no Campeonato do Mundo no Canadá em 2002 e um 4º lugar em 2003 no Campeonato do Mundo nos EUA.

segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Treino de concentração e velocidade de reacção (Acção de Formação na Alemanha) com Martin Fischer


Nos primeiros exercícios, podemos ver acções muito simples onde o foco é dado na concentração e não tanto na técnica. O treinador vai mostrando um número através dos seus dedos ou de folhas e o GR, enquanto vai realizando as repetições, tem de focar o treinador e repetir rapidamente o número que este está a mostrar, sem nunca abrandar o ritmo do exercício. Depois, a partir sensivelmente do 1'30, começam alguns exercícios mais técnicos, para o jogo de mãos, trabalho de pés (passe e recepção) usando sempre os dois pés em função do lado para onde se faz o passe e defesa de remates. Aos 3'20 começam os exercícios de saída aos pés do atacante, onde se treina a velocidade da acção e a correcta abordagem à bola. Nos 4'10 treina-se velocidade de reacção contextualizada bem como socar a bola com oposição. Aos 5'00 junta-se o socar a bola ao sair aos pés do adversário, dando muita ênfase à assertividade com que se encaram os lances. A partir dos 8', vemos um exercício que para além de trabalhar bastante a velocidade de reacção, tem uma forte componente táctica na intercepção de cruzamentos rasteiros para a entrada da pequena área, também com uma componente de imprevisibilidade para enriquecer ainda mais o exercício no que diz respeito à tomada de decisão. O vídeo acabar com um exercício em formato de batalha de guarda-redes onde podemos trabalhar várias coisas ao mesmo tempo (cruzamentos, defesa de remate, velocidade de reacção, saída aos pés do atacante, etc) e onde, por norma, os guarda-redes estão sempre motivados devido à componente competitiva.

Martin Fischer foi guarda-redes durante vários anos, tendo acabado a sua carreira em 2007 (embora no final da época passada tenha estado ao serviço do SV Spielberg durante 4 meses).  Como treinador de guarda-redes, trabalhou na equipa de reservas do Karlsuher SC. 

segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Progressão para Iniciação às Quedas (Keeperstop) com Christian Benjamin

                       

Para os treinadores que trabalham com as idades de formação, deixo-vos aqui um excelente vídeo com exercícios para a iniciação às quedas. São 15 minutos de grande qualidade, sobretudo nos feedbacks e nas correcções técnicas, desde a posição das mãos, atacar a bola à frente do corpo, cair lateralmente, dicas para protecção do corpo, etc etc etc.

Realço também a forma como os treinadores mantém o treino divertido e agradável, com jogos após os exercícios técnicos. Os jovens fazem o transfer do exercício analítico para o jogo 1x1 (keeper war).


 
Christian Benjamin, presidente, dono e treinador da KeeperStop
Paul, director e treinador da KeeperStop.
Keeperstop.com é uma escola de formação para guarda-redes nos EUA. Tem vários pólos espalhados pelos diversos estados, que contam com a colaboração de treinadores com larga experiência na posição de guarda-redes em diversas ligas profissionais.


segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Circuito de Aquecimento (Acção de Formação no Quénia) com Marek Dragosz





Pessoalmente, gosto destes vídeos por duas razões. Primeiro, porque nos remete para a simplicidade da imperfeição que caracteriza o trabalho da maioria dos treinadores de guarda-redes, quer em termos de recursos, quer em termos da própria qualidade dos guarda-redes; segundo porque são exercícios de uma eficiência e transfer muito grande para aquilo que é a função do guarda-redes em campo (e que poderá ser adaptado a muitas outras formas de treino, dependendo apenas da criatividade do treinador). 

Apesar da má qualidade do vídeo (e de alguns executantes), com alguma atenção conseguimos definir os padrões dos exercícios mas como é natural, são exercícios que não são facilmente aplicáveis pois são precisos muitos guarda-redes (excepção nos casos em que se treinam guarda-redes de vários escalões ou escolas de guarda-redes) mas a ideia que quero deixar com estes exemplos é mostrar que não há mal nenhum em quebrar com o convencionalismo do aquecimento dos guarda-redes, desde que seja para algo lógico e eficiente.

Marek Dragosz é um treinador especialista em treino de guarda-redes que tem no seu currículo várias participações em conferências e seminários em vários países. Trabalhou já em vários clubes, tanto como treinador principal como treinador de guarda-redes e já fez vários estágios em alguns clubes da Europa, incluindo o F.C. Porto. Está também ligado a escolas de treino de guarda-redes na Polónia, Camarões, Gambia e Quénia.