sexta-feira, 30 de abril de 2010

Exercício de Coordenação IV



O exercício apresentado tem como objectivo trabalhar a coordenação dos membros superiores e inferiores.


O guarda-redes lança as bolas simultaneamente à parede, tendo que apanhá-las de novo com as mãos e com os pés.


Esta é apenas uma das variantes, pois em vez de usar uma parede, podemos usar uma superfície com irregularidades, mas sobretudo outro guarda-redes.


Este tipo de exercícios são normalmente utilizados em guarda-redes dos escalões de formação.

quarta-feira, 21 de abril de 2010

Exercício de Coordenação III



O exercício acima apresentado trabalha essencialmente a coordenação oculo-manual e orientação espacial, para além do passe com as mãos e as pegas e encaixes.


Os guarda-redes do meio após receberem o passe, devolvem a bola a quem passou e alternam de posição entre si. Ao final de um certo tempo, os guarda-redes de "fora" trocam de posição com os colegas do meio.

quinta-feira, 15 de abril de 2010

Exercício de Coordenação II



Neste exercício, o guarda-redes começa junto à linha lateral da pequena área e tem de saltar alternadamente para cada um dos lados tocando sempre com os dois pés de cada lado da linha (é necessário que ela faça isto o mais depressa possível mantendo a qualidade do movimento). O número de vezes que o guarda-redes passa de um lado para o outro da linha pode variar mas não é aconselhável que o número destas repetições seja muito elevado pois no trabalho de coordenação não é aconselhável a acumulação de fadiga devido às características do esforço.

Depois do último salto (convém que seja de fora para dentro, na direcção da baliza) o guarda-redes faz uma queda rasteira para segurar uma bola que já estava no chão e neste momento, o treinador corre para a bola para fazer um remate ao meio da baliza, a uma altura qualquer (quanto mais aleatória for a trajectória da bola, melhor), obrigando o guarda-redes a levantar-se o mais depressa possível para defender esse remate.

Neste último remate, deve incentivar-se o guarda-redes a segurar a bola se possível, isto porque se o seu objectivo for apenas de impedir que a bola entre na baliza, descorando a qualidade da defesa, ele limita-se a levantar-se com o objectivo de se colocar na trajectória da bola, muitas vezes desenquadrado com a mesma. Se lhe dissermos que o objectivo é segurar a bola, ele terá a preocupação de se levantar mantendo o seu corpo equilibrado, de frente para a bola, realizando um movimento rápido mas mais controlado.

Este exercício, para além de trabalhar a coordenação, também serve para melhorar a velocidade de execução e de reacção. Pode também servir para trabalhar a força abdominal se exigirmos que o guarda-redes se levante (para defender o remate) sem utilizar as mãos.

quarta-feira, 7 de abril de 2010

Exercício de Coordenação



Neste exercício, o guarda-redes lança a bola ao ar e ao mesmo tempo o treinador remata uma bola à figura para trabalhar as pegas e/ou encaixe. O guarda-redes tem de defender a bola do treinador, devolvê-la ao mesmo e apanhar a bola que tinha atirado previamente ao ar.

Este exercício permite trabalhar a coordenação dos membros superiores bem como a sua velocidade de execução, ao mesmo tempo que também permite trabalhar as pegas e/ou encaixes.

O trabalho de coordenação dos membros superiores dá uma maior destreza dos mesmos o que significa, de uma forma geral, maior precisão de movimentos bem como uma maior velocidade de execução, o que vai aumentar a eficácia das intervenções do guarda-redes em várias situações de jogo como por exemplo recargas dos atacantes ou bolas divididas.

sexta-feira, 2 de abril de 2010

Exercício de Aquecimento IV

Exercício para aquecimento com as componentes de deslocamentos, pegas e encaixes e quedas laterais.

1 - Deslocamento rápido para o pino
2 - Defesa de remate rasteiro com queda
3 - Retorno à posição inicial
4 - Defesa de remate rasteiro "à figura"
5 - Deslocamento rápido para o pino
6 - Defesa de remate rasteiro com queda
7 - Retorno à posição inicial